A carregar agora

Reino Unido defende passagem gratuita pelo Estreito de Ormuz

Reino Unido defende passagem gratuita pelo Estreito de Ormuz

A ministra dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, Yvette Cooper, vai defender esta quinta-feira que a navegação pelo Estreito de Ormuz, deve ser gratuita, ao contrário da visão iraniana que pretende colocar uma portagem ao navios que passarem pelo local. Essa taxa pode chegar aos dois milhões de dólares (1,7 milhões de euros à taxa de câmbio atual), por navio, de acordo com o transmitido por oficiais iranianos ao New York Times.
“As liberdades fundamentais dos mares não devem ser retiradas unilateralmente ou vendidas a licitantes individuais. Também não pode haver espaço para portagens numa via navegável internacional. A liberdade de navegação significa que a navegação deve ser livre”, dirá a governante britânica durante o discurso anual de política externa na Mansion House, em Londres, de acordo com excertos divulgados antecipadamente, e transcritos pela agência noticiosa Reuters.
Durante o discurso será defendido também que o Líbano seja incluído no cessar-fogo de duas semanas, que foi anunciado na madrugada de quarta-feira. Esta mesma posição foi também defendida por França.
Apesar desta reabertura do estreito os navios ainda estão receosos em fazer a passagem pelo local. Haverá pelo menos 800 navios estacionados ao longo do Golfo Pérsico, dos quais 187 são petroleiros carregados com 172 milhões de barris de petróleo bruto e produtos refinados, que não arriscam sair para as águas livres do oceano.

Share this content:

Publicar comentário