Grécia vai banir uso de redes sociais a menores de 15 anos
A Grécia vai avançar com a proibição das redes sociais aos menores de 15 anos, que entrará em vigor a 1 de janeiro de 2027, segundo revelou o primeiro-ministro Kyriakos Mitsotakis.
Nas suas declarações, o primeiro-ministro salienta que esta medida é tomada numa altura em que há registo aumento de ansiedade e problemas de sono entre os jovens, assim como o design viciante das plataformas.
O país realizou um estudo de opinião sobre esta medida, e cerca de 80% dos entrevistados concordou com a medida. Esta medida ocorre depois do governo ter banido os telefones nas escolas e ter criado plataformas de controle parental para limitar o tempo que os adolescentes passam em frente ao ecrã.
O primeiro-ministro afirma que “a Grécia está entre os primeiros países a tomar tal iniciativa”. Mitsotakis referiu ainda que o país tem como objetivo “pressionar a União Europeia (UE) para ir na mesma direção”.
A Grécia não consegue obrigar as plataformas como a Meta, Snapchat e TikTok a verificar as idades dos seus utilizadores, mas deixa a recomendação que as plataformas utilizem os mecanismos que a UE estabeleceu.
Relembre-se que a Austrália foi o primeiro país a banir estas plataformas aos menores de 16 anos, contudo as plataformas não acreditam que esta medida protegerá os jovens.
Share this content:


Publicar comentário