Irão: MNE chinês pede manutenção das conversações de paz entre EUA e Teerão
O chefe da diplomacia chinesa, Wang Yi, apelou à continuação das negociações de paz entre Estados Unidos e Irão, durante um encontro com o conselheiro de segurança nacional egípcio, Youssef Alaa El-Deen, na Índia.
“O memorando de entendimento assinado entre os Estados Unidos e o Irão – no qual se comprometeram a respeitar mutuamente a soberania e a integridade territorial, a abster-se de ações militares e a evitar interferências nos assuntos internos um do outro – enviou um sinal positivo ao mundo que deve ser preservado e aplicado conjuntamente”, afirmou Wang, na segunda-feira, citado num comunicado do ministério dos Negócios Estrangeiros chinês.
O chefe da diplomacia chinesa defendeu a manutenção do diálogo para pôr fim à guerra no Médio Oriente, apesar de considerar “pouco provável” que o processo decorra sem recuos ou dificuldades.
Durante a reunião, realizada na segunda-feira à margem de um encontro de responsáveis de segurança nacional do bloco de economias emergentes BRICS, em Nova Deli, Wang afirmou também que a China está disposta a “defender conjuntamente a independência e o fortalecimento do Sul Global”.
Na segunda-feira, Wang reuniu-se igualmente com o conselheiro de segurança nacional do Irão, Ghadir Nezamipour, com quem discutiu as negociações entre Teerão e Washington, um processo mediado diretamente pelo Paquistão e pelo Qatar.
“Enquanto parceiro estratégico abrangente do Irão, a China manteve sempre uma posição justa e objetiva, apoia todos os esforços que contribuam para a paz e apoia o Irão na defesa da sua soberania, segurança e dignidade nacional”, afirmou Wang.
A presença dos representantes dos países dos BRICS decorre em paralelo com as conversações técnicas entre delegações iranianas e norte-americanas, previstas para decorrer durante toda a semana na Suíça.
Share this content:



Publicar comentário