A carregar agora

Gary Neville responde a Ruben Amorim: “O que ele está a insinuar…”

Gary Neville responde a Ruben Amorim: “O que ele está a insinuar…”

Gary Neville não tardou em reagir à explosiva conferência de imprensa protagonizada por Ruben Amorim, na sequência do empate do Manchester United na casa do Leeds (1-1), em jogo da 20.ª jornada da Premier League. Na antena da Sky Sports, na noite de domingo, o antigo capitão dos red devils, que foi diretamente visado por Amorim, respondeu ao treinador português, lamentando que esteja a cair neste tipo de discurso. 
 
“Alguma coisa aconteceu na última semana. Ruben Amorim está a começar a soltar-se um pouco. E, como o Maresca [no Chelsea] fez – não é exatamente igual, mas é algo similar -, Amorim está a dizer de uma forma que não é explícita o que quer dizer, mas toda a gente tem de ler entre linhas e perceber o que ele realmente quer dizer. Parece que ele não está feliz com algo dentro da hierarquia”, começou por dizer Gary Neville, prosseguindo com a sua análise. 
“Ele mencionou o meu nome e acho que essa é uma das coisas que os treinadores tendem a fazer em períodos complicados: ir contra os comentadores. Não tenho problemas com isso. Na verdade, apoiei bastante o Manchester United nas últimas semanas. Achei realmente boas as exibições contra Bournemouth, Aston Villa e Newcastle. Não podia apoiar o United depois do jogo contra os Wolves, se é isso que o Ruben Amorim se estava a referir. Não esteve bem nessa noite e ele tem de dizer isso também. Não acertou quando jogávamos contra o Everton com 10 jogadores e manteve os três jogadores na defesa”, vincou, antes de explicar aquele que considera ser o seu papel enquanto comentador. 
“Portanto, eu vou chamar a atenção quando vejo que as coisas que não estão bem, porque é o meu trabalho. Mas, além disso, acho que o maior problema não é o que ele disse sobre mim – não é sequer um problema -, mas sim o que ele está a insinuar que está a acontecer nos bastidores. Talvez relacionado com o mercado de transferências em janeiro, talvez por sentir que o clube iria apoiá-lo em janeiro, mas devo admitir que fiquei surpreendido que o Manchester United tenha investido tanto dinheiro no verão, porque eles foram eliminados da Liga Europa”, destacou. 
Gary Neville recordou, ainda, os últimos anos de gestão no Manchester United que contribuíram para a crise financeira que se instalou em Old Trafford, o que explica agora o pouco poderio do clube no mercado atual. 
“Todos sabiam que o Manchester United tinha uma grave situação financeira. Só temos de olhar para os números. Não são palpites. Temos de olhar para as contas e eles não têm dinheiro. É uma coisa estranha de dizer, mas depois de 10 a 12 anos de má gestão, de um recrutamento desastroso, da falta de investimento no estádio… Todas essas coisas que caíram ao chão nos últimos anos e isso significa que o Manchester United está atualmente numa grave situação financeira. No verão gastaram 150 ou 170 milhões em três jogadores, e foi um investimento significativo”, apontou. 
O antigo capitão do Manchester United disse, ainda, compreender que Ruben Amorim sinta a necessidade de reforçar o plantel, especialmente no meio-campo, onde entende ser necessário contratar um jogador credenciado. No entanto, Neville também não deixou de sublinhar que “este tipo de conferências de imprensa nunca são um bom sinal”. 

️ “Amorim is now starting to unleash a little bit”
Gary Neville believes Ruben Amorim’s post-match comments suggest he is not happy with the hierarchy at the club. pic.twitter.com/w4FtTLa8xb
— Sky Sports Premier League (@SkySportsPL) January 4, 2026

O que disse Amorim? 
O treinador português estará agastado com a falta de ação do Manchester United neste mercado de inverno e lembrou os responsáveis do clube que foi contratado para ser muito mais do que o treinador da equipa principal. 
“Eu sei que vocês [jornalistas] recebem informação seletiva sobre tudo. Eu vim aqui para ser o manager [treinador-gestor com uma influência mais abrangente] do Manchester United, não para ser treinador. Isso é claro. Eu sei que o meu nome não é Conte, Mourinho ou Tuchel, mas sou o manager do Manchester United e assim vou continuar a ser por mais 18 meses ou até quando a direção decidir mudar. Portanto, é esse o meu ponto e vou finalizar isso. Não vou desistir. Vou fazer o meu trabalho até que outra pessoa ocupe o meu lugar”, começou por dizer Amorim, prosseguindo. 
“Vou ser o manager desta equipa, não apenas o treinador principal. Fui muito claro. Isto vai acabar dentro de 18 meses e toda a gente vai seguir em frente. Esse foi o acordo e o meu trabalho não é ser só treinador. Se as pessoas não sabem lidar com Gary Neville ou qualquer outro crítico, temos de mudar o clube. Só quero dizer isso. Vim para cá para ser o manager e todos os departamentos precisam de fazer o seu trabalho que eu faço o meu por mais 18 meses”, rematou Amorim, antes de abandonar a sala de imprensa em Elland Road. 

Manchester United pondera despedir Ruben Amorim após ‘ataque de fúria’
Ruben Amorim pode ter os ‘dias contados’, no comando técnico do Manchester United, na sequência da ‘bombástica’ conferência de imprensa que se seguiu ao empate a uma bola com o Leeds United.
Carlos Pereira Fernandes | 07:00 – 05/01/2026

Share this content:

Publicar comentário