Colégios de ensino especial protestam em frente ao Ministério da Educação
Os colégios de ensino especial manifestam-se esta quarta-feira, 24, a partir das 10h00, em frente ao Ministério da Educação, Ciência e Inovação, contra as dificuldades em que se encontram e a falta de informação da tutela sobre o número de alunos para no próximo ano letivo.
“Os colégios de ensino especial continuam a viver uma situação financeira dramática pela falta de informação quanto à atualização dos apoios do Estado aos alunos”, afirmam em comunicado enviado à nossa redação. Adicionalmente, dizem não obter respostas por parte da tutela sobre quantos alunos irão receber no próximo ano letivo.
Estes dois fatores combinados, referem, “adicionam incerteza às comunidades educativas que são servidas por estes estabelecimentos de ensino, e às famílias que têm os seus filhos nas escolas públicas estatais que não sabem que resposta educativa os seus filhos terão no próximo ano letivo”.
Protesto conta com o apoio da AEEP – Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo e é promovido pelos Colégios de Ensino Especial CITP – Centro de Intervenção Técnico-Pedagógica, Colégio As Descobertas, Colégio Bola de Neve, Colégio Eduardo Claparède e Externato Alfredo Binet.
O encaminhamento de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) da escola regular para os colégios de ensino especial é feito pela DGEstE, após avaliação específica de cada caso, e só acontece se as medidas de suporte na escola regular forem comprovadamente insuficientes.
“Estamos a falar de crianças e jovens que não têm condições objetivas para frequentarem a escola pública estatal. Mas a DGEstE foi extinta e não se sabe que serviço assegurará estes encaminhamentos”, adianta o documento.
Share this content:



Publicar comentário